Home / Árvores Frutíferas

Árvores Frutíferas

Gabiroba Verde Rugosa (Campomanesia schlechtendaliana)

Nome Popular: Gabiroba Verde Rugosa, Guaribora rugosa Nome Científico: Campomanesia schlechtendaliana Família botânica: Myrtaceae Habitat: Mata Atlântica Local de ocorrência: São Paulo e Rio de Janeiro Frutos e Floração: Frutifica de fevereiro a abril. Os frutos são consumidos in-natura, ou usados para fabricação de geléias ou sorvetes. As flores são hermafroditas, axilares (nascem na …

Saiba mais

Veludinho do Cerrado

Nome Popular: Veludinho do Cerrado, Veludinho Vermelho Nome Científico:  Ghuettarda pohliana Família botânica: n/d Habitat: Floresta Tropical Local de ocorrência: Madagascar Frutos e Floração: Frutifica nos meses de fevereiro a maio. Os frutos têm agradável sabor e podem ser consumidos in-natura. A floração é produtora de néctar e pólen e a arvore não …

Saiba mais

Gabiroba Pamonha ou Gabiroba Limão

Nome Popular: Gabiroba Pamonha ou Gabiroba Limão Nome Científico:  Campomanesia hirsuta Família botânica: Myrtaceae Habitat: Serra dos Órgãos – RJ Local de ocorrência: Espécie muito rara que ocorre no sub-bosque da Mata Atlântica desde o Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte de São Paulo. Frutos e Floração: Os frutos são bagas achatadas …

Saiba mais

Ubaia ou Rubi do Amazonas (Eugenia patrisii)

Nome Popular: Ubaia ou Rubi do Amazonas Nome Científico:  Eugenia patrisii Família botânica: Myrtaceae Habitat: Amazônia Local de ocorrência: Região Amazônica Frutos e Floração: A fruta é consumida ao natural, assim como em sucos, sorvetes e geléias, que adquirem uma linda tonalidade vermelho-escura. Estado de conservação: N/D Características gerais: Aprecia climas tropicais ou …

Saiba mais

Pitomba

Nome Popular: Pitomba Nome Científico: Talisia esculenta Família botânica: Sapindaceae Habitat: Mata Atlântica Local de ocorrência: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado Frutos e Floração: A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando madura, a fruta tem a cor …

Saiba mais

Araticum Cagão ou Araticum de Casca Lisa

Nome Popular: Araticum Cagão, Araticum de Paca, Cortição, Coração-de-boi, Araticum de Casca Lisa Nome Científico:  Annona cacans Família botânica: Annonaceae Habitat: Mata Atlântica Local de ocorrência: Sudeste Frutos e Floração: é típica da Annona, pequena, de cor amarelo-esverdeada, completa, com 3 pétalas e inflorescência com 3 a 4 flores. São hermafroditas, os frutos …

Saiba mais

Castanha do Pará

Nome Popular: Castanha do Pará Nome Científico: Certholletia excelsa Família botânica: Lecythidaceae Habitat: Tropical Local de ocorrência: Amazônia Frutos e Floração: N/D Estado de conservação: Vulnerável Características gerais: Árvore de grande porte, a Castanha do Pará chega a atingir até 60 metros de altura e diâmetro, na base, superior a 4 metros. A Castanha do Paráé encontrada em …

Saiba mais

Coqueiro

Nome Popular: Coqueiro Nome Científico: Cocos nucifera Família botânica: Arecaceae Habitat: Tropical Local de ocorrência: Região litorânea da terra Frutos e Floração: N/D Estado de conservação: N/D Características gerais: É a única espécie classificada no gênero Cocos. É uma planta que pode crescer até 30 m de altura, com folhas pinadas de 4–6 m de comprimento, …

Saiba mais

Umbuzeiro ou Umbu

Anacardiaceae Spondias tuberosa Biomas de ocorrência: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica Período de floração: estação seca O umbuzeiro produz frutos comestíveis muito apreciados na região nordeste do Brasil. Em geral, seus frutos são consumidos ao natural, misturados ao leite e principalmente utilizados na produção de doces. As suas raízes  uberosas, capazes …

Saiba mais