Home / Árvores Frutíferas / Veludinho do Cerrado

Veludinho do Cerrado

Nome Popular:

Veludinho do CerradoVeludinho Vermelho

Nome Científico:

Ghuettarda pohliana

Família botânica:

n/d

Habitat:
 

Cerrodo e Mata Atlântica em área de transição.

Local de ocorrência:

Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Frutos e Floração:

Frutifica nos meses de fevereiro a maio. Os frutos têm agradável sabor e podem ser consumidos in-natura. A floração é produtora de néctar e pólen e a arvore não deve faltar nos pomares e nos projetos de reflorestamento na beira de rios, pois seus frutos atraem e alimentam varias espécies de pássaros e pequenos mamíferos.

Estado de conservação:

Ameaçada de Extinção

Características gerais:

O Veludinho é nativo de Matas de cerrado em transição com a mata atlântica. É uma árvore mediana com no máximo 8 metros de altura. Tem crescimento bem rápido se adapta fácil aos climas brasileiros. O veludinho vermelho é nativo das matas de galeria do cerrado e das proximidades de nascentes da Floresta Atlântica.

Arbusto ou arvore de porte médio, ramificado, que cresce de 3 a 8 m de altura, formando copa cilíndrica ou com forma de guarda-chuva quando em sol pleno. O trono é curto, lenhoso e com marcas de acúleos (espinhos nascidos na juventude) a casca é acinzentada e irregularmente partida. Os ramos jovens são comprimidos lateralmente e com pilosidade de coloração ferrugínea, sempre com pares de acúleos de 1,2 a 3 cm de comprimento voltados para baixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *