Home / Árvores Nativas

Árvores Nativas

Pitomba

Nome Popular: Pitomba Nome Científico: Talisia esculenta Família botânica: Sapindaceae Habitat: Mata Atlântica Local de ocorrência: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado Frutos e Floração: A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando madura, a fruta tem a cor …

Saiba mais

Araticum Cagão ou Araticum de Casca Lisa

Nome Popular: Araticum Cagão, Araticum de Paca, Cortição, Coração-de-boi, Araticum de Casca Lisa Nome Científico:  Annona cacans Família botânica: Annonaceae Habitat: Mata Atlântica Local de ocorrência: Sudeste Frutos e Floração: é típica da Annona, pequena, de cor amarelo-esverdeada, completa, com 3 pétalas e inflorescência com 3 a 4 flores. São hermafroditas, os frutos …

Saiba mais

Pau ferro

Nome Popular: Pau ferro Nome Científico: Caesalpinia leiostachya Família botânica: Fabaceae Habitat: Mata Atlântica Local de ocorrência: Sudeste Frutos e Floração: Flores amarelas muito pequenas e muito pouco destacadas das folhas, quase imperceptíveis a olho nu, formadas de agosto a março. O fruto é uma vagem extremamente dura e resistente, madura de agosto a …

Saiba mais

Castanha do Pará

Nome Popular: Castanha do Pará Nome Científico: Certholletia excelsa Família botânica: Lecythidaceae Habitat: Tropical Local de ocorrência: Amazônia Frutos e Floração: N/D Estado de conservação: Vulnerável Características gerais: Árvore de grande porte, a Castanha do Pará chega a atingir até 60 metros de altura e diâmetro, na base, superior a 4 metros. A Castanha do Paráé encontrada em …

Saiba mais

Coqueiro

Nome Popular: Coqueiro Nome Científico: Cocos nucifera Família botânica: Arecaceae Habitat: Tropical Local de ocorrência: Região litorânea da terra Frutos e Floração: N/D Estado de conservação: N/D Características gerais: É a única espécie classificada no gênero Cocos. É uma planta que pode crescer até 30 m de altura, com folhas pinadas de 4–6 m de comprimento, …

Saiba mais

Pinhão-bravo

Euphorbiaceae Jatropha mollissima (Pohl) Baill Biomas de ocorrência: Caatinga, Cerrado Período de floração: estação seca e chuvosa   O pinhão-bravo é uma pequena árvore ou arbusto que pode atingir até 3,0 m de altura. Essa planta possui folhas grandes e caule de cor clara com cascas finas e esfoliantes. Suas …

Saiba mais

Favela ou faveleira

Euphorbiaceae Cnidoscolus quercifolius ou sinonimo= Cnidoscolus phyllacanthus Biomas de ocorrência: Caatinga Período de floração: estação seca   A faveleira é uma árvore de porte pequeno, muito conhecida por possuir tricomas urticantes distribuídos por toda a planta. Essa espécie produz látex o qual é muito utilizado para fins medicinais. A faveleira destaca-se …

Saiba mais

Mofumbo

Combretaceae Combretum leprosum Mart Biomas de ocorrência: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia Período de floração: estação chuvosa   Combretum leprosum, conhecido popularmente como mofumbo, é uma espécie arbustiva ou arvoreta, com 2 – 3 m de altura. Suas inflorescências são grandes, compostas por muitas flores amareladas, pequenas e muito perfumadas. …

Saiba mais

Trapiá

Capparaceae Crateva tapia L Biomas de ocorrência: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia Período de floração: estação seca O trapiá ocorre principalmente próximo a locais úmidos e em beira de rios. Essa planta é muito conhecida pelo seu odor característico de alho. As inflorescências do trapiá são compostas por muitas flores …

Saiba mais