Home / Árvores Nativas

Árvores Nativas

Puçá-preto ou Jabuticaba do Cerrado

Nome Popular: Puçá-preto Nome Científico: Mouriri pusa Família botânica: Memecylaceae Habitat:  Cerrado e Mata Atlântica Local de ocorrência: Nativa de varias formações florestais, ocorrendo principalmente na floresta amazônica e na mata atlântica, desde o estado do Amazonas até Minas Gerais Frutos e Floração: Seus frutos são adocicados e considerados os …

Saiba mais

Bacupari-da-mata

Nome Popular: Bacupari-da-mata Nome Científico: Cheiloclinium cognatum Família botânica: Celastraceae Habitat:  Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal Local de ocorrência: Nativa de varias formações florestais, ocorrendo principalmente na floresta amazônica e na mata atlântica, desde o estado do Amazonas até Minas Gerais Frutos e Floração: Frutifica nos meses de Dezembro …

Saiba mais

Pêra-do-cerrado

Nome Popular: Pêra-do-cerrado Nome Científico: Eugenia klotzschiana Família botânica: Myrtaceae Habitat:  Cerrado Local de ocorrência: Nativa dos campos e Cerrados de praticamente todo o Brasil. Frutos e Floração: O fruto é uma baga, medindo 7 a 8,5 cm de comprimento, por 4 a 7 cm de diâmetro, com 60 a …

Saiba mais

Sapota-do-solimões

Nome Popular: Sapota-do-solimões Nome Científico: Matisia cordata Família botânica: Bombacaceae Habitat:  Amazônia Local de ocorrência: Originaria da floresta amazônica e endêmica da bacia do médio e alto rio Solimões, Brasil. Também ocorre no Peru e é bastante cultivada na Colômbia e Equador. Frutos e Floração: n/d Estado de conservação: n/d …

Saiba mais

Pitangatuba

Nome Popular: Pitangatuba Nome Científico: Eugenia neonitida ou Eugenia selloi Família botânica: Myrtacea Habitat:  Mata Atlântica Local de ocorrência: Nativo e endêmico do litoral do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Frutos e Floração: n/d Estado de conservação: n/d Características gerais: A Pitanga Gigante ou Pitangatuba é uma …

Saiba mais

Canafistula

Nome Popular: Canafistua Nome Científico: Peltophorum dubium Família botânica: Fabaceae Habitat:  Mata Atlântica Local de ocorrência: América do Sul Frutos e Floração: As flores são vistosas e com coloração amarela e os frutos são uma vagem. Estado de conservação: n/d Características gerais: Altura entre 15 e 25 m de altura, …

Saiba mais

Jabuticaba Branca

Nome Popular: Jabuticaba Branca Nome Científico: Myrciaria aureana Família botânica: Myrtaceae Habitat:  Mata Atlântica Local de ocorrência: Ocorre em uma curta faixa de Mata Atlântica nos vales da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro e nos vales da Serra da Mantiqueira tanto em São Paulo como em Minas Gerais. …

Saiba mais

Ipê Vermelho

Nome Popular: Ipê-Vermelho Nome Científico: Tabebuia gemmiflora Família botânica: Bignoniaceae Habitat:  Cerrado e Caatinga Local de ocorrência: Bastante comum na região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, e no sul da Bahia. Frutos e Floração: n/d Estado de conservação: n/d Características gerais: Árvore de tamanho pequeno a médio, …

Saiba mais

Ipê-branco

Nome Popular: Ipê-branco Nome Científico: Tabebuia roseoalba Família botânica: Bignoniaceae Habitat:  Cerrado e Pantanal Local de ocorrência: Brasil e Argentina Frutos e Floração: Os frutos comestíveis servem de alimento para muitas espécies de animais silvestres. As flores de imburana fornecem pólen e néctar para as abelhas. Suas flores são amarelas, …

Saiba mais

Paricá

Nome Popular: Paricá Nome Científico: Schizolobium amazonicum Família botânica: Caesalpiniaceae (Leguminosae: Caesalpinioideae) Habitat:  Amazônia Local de ocorrência: Ocorre, na Amazônia, em floresta primária e principalmente nas florestas secundárias de terra firme e várzea alta Frutos e Floração: São de coloração amarela-clara, de aroma doce, zigomorfas, medindo de 2 cm a …

Saiba mais