Home / Árvores Frutíferas / Abiurana ou Guapeva

Abiurana ou Guapeva

Nome Popular:

Abiurana ou Guapeva

Nome Científico:

Pouteria torta

Família botânica:

Sapotaceae

Habitat:
 

Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica

Local de ocorrência:

Espontânea da beira de rios e em solos férteis de meia encosta, estando presente na Mata Atlântica em diversos biomas e no cerrado principalmente no Cerradão e na mata de Galeria. A espécie ocorre desde a Amazônia até o Paraná, tendo sua distribuição concentrada na região sudeste; Brasil.

Frutos e Floração:

Os frutos são bagas arredondadas de 4 a 6 cm de diâmetro com casca amarela e pilosa com polpa branca, gelatinosa e com algum látex, mais muito doce, abrigando 1 a 4 sementes.

Estado de conservação:

n/d

Características gerais:

Pouteria torta é um espécie de planta na família Sapotaceae. É encontrada no Brasil desde a Amazônia até o Paraná, ocorre na beira de rios e em solos férteis de meia encosta. Conhecido como Abiurana – “fruta semelhante ao abiú”, também chamada de abiu piloso, abiu do cerrado, aça, grão de galo, guapeva, guapeba, jabuticaba de macaco e mococó de ema. A planta é composta por uma árvore de 4 a 8 metros (chegando até 35 m quando na mata da floresta amazônica) com copa no formato de guarda chuva. O troco geralmente é cilíndrico e retorcido medindo 30 a 100 cm de diâmetro; com casca acastanhada ou acinzentada e fissurada ou sulcada.

Fotos:

n/d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *