Home / Árvores Nativas / Embaúba

Embaúba

Nome Popular:

Embaúba

Nome Científico:

Cecropia angustifolia

Família botânica:

Urticaceae

Habitat:
 

São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso do Sul até Santa Catarina

Local de ocorrência:

Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso do Sul até Santa Catarina. Diga-se, em várias formações vegetais. Ocorre nas matas primárias e úmidas da floresta semidecidua e na beira de rios, nas matas ciliares de qualquer formação florestal. Encontrada com muito frequência nas matas e como pioneira em áreas degradadas.

Frutos e Floração:

A flor e sementes aparecem como um pequeno cacho no topo da arvore. A inflorescência é axilar (no encontro da junção da folha com o ramo) e espiciforme (em forma de espiga) com inúmeras flores minúsculas e unissexuais.

Estado de conservação:

n/d

Características gerais:

Árvore de médio a grande porte, pioneira, 6 a 20 metros de altura, de madeira fraca e crescimento rápido. Prefere locais sombreados e úmidos. Folhas compostas com 8 partes, de 40 cm. As variações do nome desta árvore são sutis o mais diferente deles é “árvore-da-preguiça”, por ser esta espécie a preferida, por exemplo, da preguiça-de-coleira, que consome avidamente as suas folhas tenras. Já os pássaros a procuram por causa dos frutos. Pioneira e rústica, ideal para inicio de reflorestamento em áreas degradadas.

É famosa por ser muito atrativa à fauna, principalmente aos pássaros, em poucas horas pode-se notar varias espécies. Considerada por muitos a árvore mais atraente para fauna e, por estes motivos, é muito procurada por ambientalistas e observadores de aves, já que tem um papel fundamental para o ecossistema local.

Fotos:

n/d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *