Home / Como Plantar / Como Plantar Batata Doce

Como Plantar Batata Doce

1 – A batata-doce prefere regiões de clima temperado a quente, com temperaturas acima de 10 ºC. Locais onde mantém-se a média de 20 ºC por quatro meses são os maiores produtores da hortaliça. A cultura se dá muito bem também onde as chuvas anuais variam de 750 a 1.000 milímetros ou são registrados de 500 a 600 milímetros durante o ciclo. Contudo, a batata-doce não gosta de solos sujeitos ao encharcamento.

2 – Embora possa ser feita por meio de mudas, estacas, sementes e enraizamento de folhas ou cultura de tecidos, o uso de ramas é considerado técnica e economicamente o meio mais recomendado para propagar batata-doce. Retire um ou dois pedaços por haste a partir da extremidade de lavouras com até 90 dias de plantio. Para a implantação de uma lavoura comercial, o produtor ainda pode obter novas plantas das batatas retirando ramas-semente ou estacas de uma cultura em desenvolvimento. Nesse caso, armazene as raízes tuberosas ou batatas em local ventilado e fresco por alguns dias antes da multiplicação.

3 – Pode ser realizado em variados tipos de solos, pois a batata-doce desenvolve-se em solos franco-arenosos até em argilosos. Contudo, os solos mais leves, bem estruturados, com fertilidade média a alta, bem drenados, e com boa aeração produzem as raízes mais uniformes e de melhor aparência.

4 – O espaçamento mais utilizado para o plantio da batata-doce varia de 80 a 100 centímetros entre leiras e de 25 a 40 centímetros entre plantas. Para solos mais férteis, no entanto, a recomendação é de espaçamentos menores. As ramas são plantadas em leiras de 20 a 40 centímetros de altura.

5 – A adubação deve ser formulada com base em análise de solo. Em geral, os nutrientes minerais mais exigidos pela batata-doce são o K, N, P, Ca e Mg. A cultura também responde muito bem à adubação orgânica.

6 – É necessário irrigar o plantio nos períodos secos. Para o controle de pragas e doenças, podem ser adotadas medidas como uso de material resistente e de mudas livres de vírus e rotação de cultura. Ressalte-se que para a cultura não há defensivos agrícolas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

7 – Como trata-se de uma cultura de ciclo curto, a batata- doce está pronta para ser colhida em um período de 100 a 150 dias após o início do plantio. Em áreas pequenas, é possível fazer manualmente a extração das raízes tuberosas da terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *