Home / Como Plantar / Como Plantar Mandioca ou Aipim

Como Plantar Mandioca ou Aipim

1. Opte por começar o cultivo no princípio das chuvas, quando a umidade e a temperatura são essenciais para a brotação e enraizamento. Dê preferência por variedades que são bem aceitas no mercado local.

2. O plantio é realizado a partir de pedaços de caule de plantas adultas, chamadas de manivas, com 15 a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro. O diâmetro das manivas altera o rendimento das raízes.

3. As manivas são colocadas em covas de 5 a 8 cm de profundidade, colocando na posição horizontal. Fincadas na posição vertical, as manivas dão origem a plantas cujas raízes serão mais profundas, resultando em uma colheita mais trabalhosa. A vantagem do posicionamento vertical e do inclinado é que a porcentagem de manivas que brotarão é maior que no plantio horizontal, resultando em um maior rendimento por área.

4. A raiz precisa de solos profundos e soltos. Evite as terras argilosas, que dificultam o crescimento da raiz e que encharquem.

5. O espaçamento geralmente recomendado é de 1 m entre as fileiras e 50 a 60 cm entre as plantas, podendo variar com a fertilidade do solo, do clima da região e do cultivar utilizado. Também é recomendado o plantio com fileiras duplas, onde a distância entre os sulcos é alternadamente de 2 m e de 60 cm, isto é, uma distância de 2 m entre duas fileiras e depois 60 cm até a próxima fileira, então 2 m até a seguinte, etc., mantendo 50 a 60 cm entre as plantas de uma mesma fileira.

6. A poda é recomendada nos períodos frios, a uma altura de 15 a 20 centímetros da superfície do solo e em plantas de dez a 12 meses. Mas, só faça quando for coletado material para a realização de novos plantios.

7. Embora seja uma prática incomum e não seja o procedimento recomendado, a Mandioca também pode ser cultivada a partir de sementes extraídas de seus frutos.

8. É necessário retirar regularmente plantas invasoras que concorrem com a Mandioca por nutrientes e recursos, pelo menos durante os primeiros meses de cultivo.

9. A colheita da Mandioca pode ocorrer de 6 meses a 3 anos (geralmente de 12 a 18 meses) após o plantio das manivas, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *