Home / Árvores / Goiaba Serrana (Feijoa)
Foto: Wikipedia

Goiaba Serrana (Feijoa)

 

Nome Popular:

Feijoa, goiaba serrana, goiaba do campo ou goiaba ananás

Nome Científico:

Acca sellowiana

Família botânica:

Myrtaceae

Habitat:
 

Mata Atlântica

Local de ocorrência:

É nativa do planalto meridional brasileiro e nordeste do Uruguai.

Frutos e Floração:

O fruto da goiabeira-serrana é similar ao da goiabeira comum, mas apresenta casca verde e não comestível, com polpa de sabor singular doce-acidulado e aroma penetrante. Além do consumo in natura, os frutos podem ser processados e utilizados na produção de sucos, geleias, sorvetes e bebidas. Nas áreas de ocorrência natural, os frutos são muito apreciados e consumidos, sendo que a maturação ocorre de fevereiro até início de junho. Além do aproveitamento dos frutos, as pétalas das flores podem ser destinadas para consumo humano (decoração de pratos, saladas, doces) em razão do seu agradável sabor. Adicionalmente, devido à beleza das flores e ao porte da planta, esta pode ser usada na ornamentação urbana ou residencial.  Em estudos farmacológicos, foi demonstrado que os flavonoides presentes no fruto da goiabeira serrana atuam seletivamente, causando apoptose em células tumorais mieloides, em casos de leucemia. O fruto ainda é pouco conhecido no mercado brasileiro.

Estado de conservação:

N/D

Características gerais:

A goiabeira-serrana,também conhecida como “feijoa” (denominação mais utilizada na literatura internacional) e “guayabo” (no Uruguai),No Sul do Brasil, a espécie mostra-se adaptada a condições de clima frio, ocorrendo com maior frequência em áreas com altitudes superiores a 800 m.

A goiabeira-serrana apresenta crescimento arbustivo, perenifólio, com 2-6 m de altura, e tronco ramificado. O fruto,  classificado como um pseudofruto do tipo pomo, é uma baga com formato oblongo, polpa cor gelo, casca lisa, semirugosa ou rugosa, com diâmetro de 3-5 cm, comprimento de 4-10 cm, peso de 20-250 g e rendimento de polpa de 15-50 %.

O fruto apresenta atividade antibactericida, antioxidante e antialérgica, sendo que a presença de flavonoides auxilia na atividade imunológica, determinando respostas crônicas em processos inflamatórios.