Home / Notícias / Espírito Santo produz novas tecnologias para o café conilon

Espírito Santo produz novas tecnologias para o café conilon

A cultivar “Marilândia ES8143”, desenvolvida pelo Incaper, é um dos produtos pesquisados que deve chegar, em breve, as 40 mil propriedades agrícolas de conilon no Estado
E uma boa notícia para os amantes do café. A Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo, por meio do Instituto Capixada de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Marilândia, e diversas instituições, lançou recentemente duas novas tecnologias para o café conilon.

São elas: a Marilândia ES8143, a nova cultivar que possui tolerância ao clima seco e o Jardim Clonal Superadensado, uma nova técn

Foto: EBC

ica para a multiplicação rápida de cultivares clonais melhoradas. Quem explica melhor isso pra gente é o pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão.

O Espírito Santo, que é o segundo maior produtor de café do país, é o único estado brasileiro que tem expressiva produção de café arábica e conilon ou robusta. De acordo com Gava, cerca de 75% do café conilon vem do Espírito Santo. Dos mais de 120 tipos de café, existem duas espécies que predominam no plantio e consumo mundial: o arábico e o conilon.

Na entrevista, o pesquisador explica melhor o que diferencia um do outro e afirma que o mundo está migrando para o café conilon e robusta, o que é muito bom para o estado do Espírito Santo.

Fonte: EBC
Link: <http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2018/03/espirito-santo-produz-novas-tecnologias-para-o-cafe-conilon >