Home / Notícias / Pesquisa da UFC aponta que ensacamento controla pragas do tomate

Pesquisa da UFC aponta que ensacamento controla pragas do tomate

Segundo ele, a técnica do ensacamento é antiga e já é feita na goiaba, maçã, pêssego e usada desde 1950. Na pesquisa, foi utilizado saco de TNT.

“O tomate é um produto que é vendido pela beleza. A pessoa em casa sempre procura pela qualidade, pela aparência do fruto. Então, nós fizemos várias tentativas para ensacar o fruto. Desde a flor até diferentes momentos. E nós percebemos que o melhor resultado é quando a flor ainda está aberta”, declarou.

Entre as pragas mais comuns na cultura do tomate estão a broca-pequena e a traça-do-tomateiro. A pesquisa foi realizada durante dois anos em lavouras de tomateiros na zona rural de Ubajara (CE).

Patrik afirma que, com o método, o custo da produção diminui 40%. Ele ressalta que, mesmo com a técnica, ainda é necessário utilizar inseticida.

Uma das novidades no ensacamento foi o fechamento com elástico e a solda da bordadura.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Fonte: Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *