Home / Notícias / Safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ficar 4,4% menor que em 2017

Safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ficar 4,4% menor que em 2017

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas do país deverá fechar o ano de 2018 em 230 milhões de toneladas. Essa é a quarta estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgada nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso a estimativa se confirme, a safra será 4,4% menor do que a registrada em 2017, que foi de 240,6 milhões de toneladas.

A área colhida não deve sofrer grande variação em relação a 2017, o que mostra uma perda de produtividade do setor. De acordo com a quarta estimativa, 2018 deve fechar com alta de 0,6% na produção da soja. Com a alta, a safra deverá chegar a 115,6 milhões de toneladas, um recorde histórico do grão. As outras duas grandes lavouras de grãos, no entanto, devem registrar queda.

A produção do milho deverá recuar 13%, enquanto a de arroz deverá cair 6,8%. Apesar da queda total, 18 das 26 safras pesquisadas pelo IBGE deverão ter crescimento na produção, em relação a 2017, com destaque para a segunda safra do amendoim e a mamona. Outras safras que deverão ter crescimento são a de cevada, trigo e aveia. Oito produtos deverão ter queda, entre eles a laranja, cebola e as três safras de batata-inglesa.

* Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *