Home / Orquídeas / Epidendrum denticulatum

Epidendrum denticulatum

Epidendrum denticulatum, é uma espécie de orquídea, muito comum no Brasil, que faz parte de um grupo de espécies de pertencentes ao gênero Epidendrum, todas muito parecidas, distintas apenas por pequenos detalhes, as quais de modo geral são consideradas sinônimos do E. secundum Jacquin. Em regra este grupo de espécies é terrestre ou epífita, muitas vezes encontrado em dunas ou à beira das praias e às margens dos rios, vivendo sob sol pleno, por quase todo o litoral brasileiro e em muitos outros países americanos. São ocasionalmente utilizados em jardins pois florescem longamente formando vistoso conjunto de flores de cores variáveis.

O Epidendrum denticulatum é encontrado nas matas secas e tropicais da Serra do Mar no Brasil, desde o Rio Grande do Sul, estendendo-se por todos os estados do litoral até Pernambuco, e também nas florestas abertas de Minas Gerais em altitudes entre 500 e 1400 metros. Apresenta tanto hábito epífita como terrestre, sendo mais comumente encontrado vivendo entre arbustos baixos à beira das estradas, clareiras nas matas e topos das colinas, ocasionalmente formando grandes touceiras que podem medir mais de 5 metros quadrados e apresentar flores de diversas cores.

Há diversas referências quanto a sua presença em locais litorâneos de baixa altitude, entretanto não se sabe se estas referências seriam ocasionadas pela confusão na identificação das espécies deste grupo.