Home / Árvores Exóticas / Palmeira Azul

Palmeira Azul

Nome Popular: Palmeira Azul, Palmeira Bismarckia, Palmeira de Bismarck
Nome Científico:  Bismarckia nobilis
Família botânica: Arecaceae
Habitat: Floresta Tropical
Local de ocorrência: Madagascar
Frutos e Floração: A floração ocorre na primavera, despontando inflorescências interfoliares, pendentes, ramificadas e com numerosas flores de cor marrom. As flores são menores e mais abundantes nos machos do que nas que fêmeas. Para produzir sementes férteis é necessário ter as plantas dos dois sexos próximas para que a polinização ocorra. Os frutos são do tipo drupa, ovóides e de cor marrom escura a preta quando maduros. Cada fruto contém uma única semente.
Estado de conservação: n/d
Características gerais: Esta palmeira apresenta estipe único, com diâmetro entre 40 a 45 cm, e pode alcançar até 25 metros de altura. As folhas são em formato de leque e de cor azul, são grandes, eretas, cerosas, em número de 15 a 20. Ocorre ainda uma variedade de folhas verdes, que é menos resistente ao frio e à seca.

De uma beleza espetacular, essa palmeira exótica é avidamente procurada por paisagistas e entusiastas para suas composições. Seu efeito é escultural e impactante, tornando-se invariavelmente, um ponto focal no jardim. E o mais interessante, é que a planta jovem já é capaz deste efeito, pois sua copa é bastante ampla mesmo com pouca altura. Ideal para jardins amplos, contemporâneos ou tropicais. Também pode ser cultivada em grupos ou linhas, com excelente efeito. Para o seu desenvolvimento e apreciação, precisa de espaço de no mínimo 8 metros de diâmetro. A mesma medida deve ser tomada para espaçamento entre mudas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *