Home / Plantas / Ervas Medicinais / Melão-de-são-caetano

Melão-de-são-caetano

Nome Popular:

Melão-de-são-caetano, Melão-de-são-caetano, Melão-amargo, Erva-de-lavadeira, Melãozinho, Fruta-de-negro, Erva-de-São-Vicente, Fruta-de-cobra, Boizinho, Balsamina-longa, Caramelo, Erva-de-são-caetano, Fruto-negro, Melão-de-são-caetano-gigante, Meloeiro-de-são-caetano, Caramelo, Quiabeiro-de-angola

Nome Científico:

Momordica charantia

Família botânica:

Cucurbitaceae

Clima:
 

Equatorial, Subtropical, Tropical

Local de ocorrência:

Ásia, China, Índia

Frutos e Floração:

Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorroidas.

Estado de conservação:

N/d

Características gerais:

De origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um espécie de trepadeira,

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais.

Fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *